Atenção à água do gatinho

Atenção à água do gatinho

Uma das causas de infecções urinárias em gatos, a chamada Doença do Trato Urinário Inferior de Felinos (DTUIF), é falta de beber água. Por serem independentes, os nossos queridos gatinhos acabam sendo esquecidos quando a questão é achar água fresquinha para beber fácil. De acordo com o site da clínica Vira-Lata, esse tipo de doença corresponde a 10% das internações dos bichanos domésticos. Portanto, vamos ter atenção e oferecer água aos nossos amigos ou às nossas amiguinhas.

Em especial, se seu felino só come ração seca, será necessário uma dose a mais de água. Então, fique atento e observe a urina do bichinho. Basta, fazer as mesmas observações que são realizadas nos seres humanos, isto é, pouco xixi, pouco ingestão de líquido; consequências: algumas doenças, como cálculos renais e problemas nos rins. O ideal é pelo menos uma vez ao dia trocar a água do animal. Além disso, sempre que for hora de alguma refeição, coloque uma vasilha com água ao lado. Para ajudar, existem alguns truques, como colocar pequenos cubos de gelos nas refeições, pois o gelo irá absorver o sabor da comida e, assim, os amiguinhos irão lambê-los. Uma outra estratégia é optar por rações mais úmidas. Porém, fique atento, porque elas apenas adicionam água, não saciando por completo a necessidade de hidratação do animal.

Faça um comentário
Gigliola Sena

Gigliola Sena

Jornalista, especialista em marketing educacional e mestranda em educação. Nada a ver com animais nos estudos e tudo a ver na vida. Tem um casal de pastores-alemãs e ama muito essas fofurinhas.